Para medir o grau dos óculos ou lentes e contato. Em crianças o exame é feito através da retinoscopia, onde o uso de lentes específicas auxilia na identificação do grau dos óculos sem que o paciente precise falar ou reconhecer figuras e letras.
É a visualização em grande aumento das estruturas oculares através de um microscópico específico chamado lâmpada de fenda. Pálpebras, conjuntiva, córnea, íris, cristalino ou catarata são avaliados através deste exame, realizado durante a consulta.
Fotografias digitais do fundo de olho são utilizadas em olhos saudáveis ou na presença de patologias. Além da documentação fotográfica, a retinografia possibilita que o paciente visualize a imagem de seu olho internamente, auxiliando a compreensão sobre sua doença.
Ou exame de fundo de olho. É a visualização do nervo ótico, retina e vítreo pelo oftalmologista. Pode ser realizado já durante a consulta, permitindo a identificação de diversas alterações como escavação aumentada no nervo óptico, glaucoma, neurite, edema de papila, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), toxoplasmose ocular, entre outras.
Medida da pressão intraocular, importante especialmente no exame de rotina, para triagem ou acompanhamento de glaucoma.
Utilizada para estudar o espaço entre a íris e a córnea, chamado de ângulo da câmara anterior do olho, onde o fluido intraocular é drenado. O exame é realizado com auxílio de uma lente específica, identificando se o ângulo é aberto ou fechado, além de permitir que o oftalmologista observe sinais sutis que podem orientar o diagnóstico e o plano de tratamento de glaucoma.
É o exame que avalia a percepção de visão periférica. Anormalidades no campo visual são causadas principalmente por glaucoma, doenças na retina ou neurológicas. Neste exame, o paciente aproxima o rosto do aparelho, que emite pontos de luz de diferentes tamanhos e intensidades. Sempre que o paciente perceber o ponto de luz deve sinalizar apertando um botão. Apesar de o exame depender da colaboração e atenção do paciente, o aparelho possui software que analisa se a quantidade de erros cometidos pelo paciente durante o exame permite confiabilidade no resultado.
É a técnica utilizada para avaliar alteração na posição dos olhos, os estrabismos. Podem ocorrer desvio ocular para “dentro” ou esotropias, para “fora” ou exotropias, ou em alguma posição específica do olhar. Alguns estrabismos são muito discretos e nem sempre percebidos pelo paciente, mas todas as formas merecem avaliação cautelosa. Estrabismos podem ser consequência de falta de óculos, doenças graves nos olhos, doenças neurológicas ou endocrinológicas.
É a avaliação da posição das pálpebras e globo ocular. Neste exame, mede-se em milímetros a posição do olho em relação à órbita (estrutura óssea da face onde os olhos ficam alojados). Doenças da tireoide como doença de Gravis, neurológicas ou tumores podem provocar deslocamento do globo ocular empurrando-o para frente.
As pálpebras também são avaliadas em milímetros, e compara-se as medidas entre os dois olhos para identificar assimetrias:
– fenda palpebral: distância em milímetros entre pálpebra superior e inferior
– distância margem-reflexo: medida entre a borda palpebral superior e o centro dos olhos
– função do músculo levantador da pálpebra superior: quantifica a capacidade do músculo em promover abertura ocular.
É a avaliação da quantidade de lágrima produzida. O teste é indicado quando há suspeita de olho seco e também na investigação de doenças reumatológicas, como Síndrome de Sjogren. Para a realização deste exame é colocada uma tira de papel filtro milimetrada sob as pálpebras inferiores e após 5 minutos as tiras removidas. Avalia-se a quantidade de milímetros do papel filtro que ficou umedecida pela lágrima, sendo que:
– Acima de 10 mm = NORMAL
– Entre 5- 10 mm = OLHO SECO MODERADO
– Abaixo de 5 MM = OLHO SECO SEVERO
Ou teste de senso cromático, é realizado com a exibição de uma série de cartões coloridos ao paciente, contendo círculos feitos de cores diferentes. É utilizado para identificação e orientação de pacientes com Daltonismo.
Cuide das suas pálpebras com quem é especialista no assunto
Fácil acesso e Estacionamento Rotativo
Facilitamos o atendimento via WhatsApp
Atendemos crianças de todas as idades, inclusive prematuros
Agende uma consulta ou nos faça uma visita. Será um prazer recebê-lo!
Seg à Sex das 08h - 12h | 13h - 17:30h
+55 (48) 3053-5533
+55 (48) 99928-5533